Arquivo | Homilia 003/2025 - 04-08-2025 | Dom João Pedro Cardeal Oliveira, OFM.Cap
DOM JOÃO PEDRO CARDEAL OLIVEIRA, OFM.Cap
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
Homilia 003/2025
Memória Litúrgica de São João Maria Vianney
- Dia dos Padres
Basílica de Santa Maria Maior - Diocese de Roma
04-08-2025
“Os padres precisam de muita oração para bem conduzir o rebanho a eles confiado. Devemos também suplicar a Deus para que nunca faltem sacerdotes, pois sem padres não há Eucaristia, e sem Eucaristia não há Igreja.”
Jesus nos deixa Seu Corpo e Sangue para que, mesmo depois de ir ao Céu, pudéssemos celebrar. Pedro, como primeiro Papa, espalhou isso, e assim fomos tendo diversos sucessores de Pedro, ordenando diversos padres. Sem os padres, não estaríamos celebrando a memória do Corpo e Sangue de Cristo. O padre é o pastor que rebanha a paróquia, e o rebanho é o povo. Eles seguem a missão que Jesus passou, como diz em Marcos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". Eis a missão deles. “Padre”, em português, quer dizer “pai”. Eles nos ajudam a ir para o Céu, seja com a pregação, direção espiritual, seja com a absolvição dos pecados, com a celebração da Eucaristia — eles querem o bem de nós.
Mas devemos pensar que os padres também recebem tentações como nós. São gente como a gente. Trago em minha memória aquela notícia de que um padre tinha se suicidado. Na paróquia, todos os fiéis tinham admiração por ele, ele sempre estava alegre e sorrindo, mas estava em depressão. Muitos padres moram sozinhos e devem carregar seus problemas sozinhos. Muitas vezes somos nós que criticamos aquele padre, sem igual. Será que estamos sendo aquelas pessoas que reclamam do padre por baixo dos panos, mas na frente dele dizem que o admiram? Será que estamos sendo bons fiéis? Que possamos refletir sobre isso. Que possamos considerar o nosso pároco como um pai, um amigo. Que, quando precisar de ajuda, peça a ele, que com certeza ele vai te ajudar como precisar.
Agora vamos fazer memória do Santo de hoje, do qual é a memória do dia: São João Maria Vianney. Nele encontramos o testemunho silencioso e fecundo de um coração totalmente entregue à oração.
Em tempos difíceis, ele foi o farol da fé, aquele que mostrava o caminho. Ele era um homem de oração, confessor do povo.
O pai não queria que ele se tornasse religioso e, mesmo assim, ele se tornou. No seminário achavam-no rude demais e ele encontrava muitas dificuldades por falta de instrução. Tinha dificuldade em filosofia e teologia. Em 1815, virou sacerdote, mas não podia confessar, já que não o consideravam capaz de guiar consciências. Após três anos, conseguiu a liberação para exercer completamente seu ministério.
Foi designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans, conhecida pelos vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias. Contudo, ele reverteu essa triste realidade após treze anos de exemplo, caridade, piedade e perseverança. A igreja ficava lotada e todos queriam confessar-se.
A fama de santidade de João Maria Batista Vianney percorreu toda a Europa. Muitas pessoas iam até a paróquia de Ars para ver o padre e para confessar-se com ele.
Hoje ele é considerado o padroeiro dos padres, no que celebramos juntos com sua memória.
Vamos, então, povo de Deus, fazer uma oração em sua memória, pedindo a sua intercessão:
"São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, peço a vossa intercessão para não desistir dos meus objetivos, apesar das dificuldades, assim como foi com a vossa vida sacerdotal. Inspira-me a sempre estar junto de Deus. Amém."
São João Maria Vianney, rogai por nós!
Rezo especialmente por todos os sacerdotes: que o Senhor os recompense e fortaleça para que continuem conduzindo o povo de Deus como bons pastores. Peço que o Espírito Santo os ilumine, para que, mesmo diante das dificuldades, permaneçam fiéis ao chamado recebido.
Nosso ministério é dom e mistério. E, mesmo quando enfrentamos momentos de aridez ou fragilidade, o Senhor continua agindo através de nós. Ele não desiste da sua Igreja, e não desiste dos seus sacerdotes. Por isso, irmãos, levantem o olhar. Reavivem o dom que há em vocês (cf. 2Tm 1,6). Lembrem-se de quando foram chamados, de quando colocaram as mãos no arado, de quando disseram o primeiro ‘sim’. Há uma alegria escondida na fidelidade.
Pois em Hebreus 5,1-2, diz: “De fato, todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraquezas.”
Amemos nosso pároco, rezemos pelos padres, respeitemo-los, que os vejamos como in persona Christi, pois é Cristo que age por meio deles.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.
Que Deus abençoe a todos. Continuemos peregrinos da esperança, caminhando na luz do Senhor.




Comentários
Postar um comentário